Expressa #08
Uma edição do Caipira
Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam bem agasalhados.
O meu planejamento era de fazer uma edição de festa junina/julina mas quando vi eu já estava organizando um brevíssimo compilado sobre o imaginário caipira brasileiro. Temos design, arte, culinária, livros, jogos, simpatias, festas e podcast.
Procurei trazer a visão do caipira como cultura, do viver e do fazer, afastando da visão preconceituosa criada por Monteiro Lobato através do personagem Jeca Tatu — um ser atrasado, preguiçoso, sujo e ignorante.

Aproveite nossa cultura. Mude seu olhar. Boa leitura! 🌽🐖🫘
Essa newsletter foi escrita comendo Bolo de macaxeira com queijo.
Não perca! (talvez?)
◗ Mestrado e Doutorado em Design na ESDI
Abriu vagas para Mestrado e Doutorado na ESDI - UERJ. As inscrições vão até 31/07 e, você pode ler o edital e se inscrever clicando no botão abaixo. Veja as linhas de pesquisa para ambos:
Design, cultura e visualidade; Design, gestão e inovação; Design, política e subjetivação; Design, territorialidades e antropoceno.
◗ Mestrado e Doutorado em Design na UFPR
Abriu 34 vagas de Mestrado e 11 vagas de Doutorado em Design na UFPR. As inscrições serão de 05/08 até 05/09.
São três linhas de pesquisa: Design de Sistemas de Informação; Design de Sistemas de Produção e Utilização; Teoria e História do Design.
Inscreva-se e leia os editais clicando abaixo.
◗ Residências artísticas para o segundo semestre
A Women on Walls divulgou as bolsas e residências artísticas para os meses de Julho e Agosto. As oportunidades são para o Brasil, Argentina, Colômbia e EUA.
Algumas mídias
◗ Exposição virtual “Caipiras: das derrubadas à saudade” da Pinacoteca de São Paulo para quem não pode ir (eu).
◗ A redução da nossa diversidade culinária em prol da industrialização da comida, do nosso tempo e dos nossos espaços.
◗ Catálogo das festas tradicionais do Brasil. Você pode checar as comemorações por data, nome ou região.
◗ Lista de simpatias tradicionais.
◗ Anatomia de uma pesquisa de doutorado em design - Newsletter Cartas do Bolívar
◗ Dupla Coração do Brasil: linguagem visual caipira em capas de disco da década de 1960. Esse artigo também está compilado no livro “Dez ensaios sobre memória gráfica1” da Editora Blucher.
◗ Universidade: Função vs. Valor - Newsletter makers gonna make
◗ Coleção com quase 500 rótulos de cachaça
◗ Estar com os outros: projetar, ensinar e aprender com Paulo Freire.
◗ As joias artesanais super delicadas da Cabe. Adoro a sensibilidade de como ela traz o cotidiano brasileiro nas suas peças.
viva la inteligencia artesanal
◗ Esses dias inventei de começar a colecionar alguns selos bonitos e os meus primeiros são esses da flora e fauna brasileira, que veio a calhar com essa edição.
◗ Recentemente montei o quebra-cabeça da Gume + Ubu do pintor mineiro modernista, Amadeo Lorenzato. Ele retratava Belo Horizonte e a paisagem do subúrbio da cidade. É triste como um pintor tão bom não seja tão conhecido.
◗ Outra personalidade que ficou muito anos desconhecida foi a escritora Ruth Guimarães, autora do romance Água Funda. A história se passa na área rural na Serra da Mantiqueira e conta a história desse povoado através de gerações.
O que eu mais gostei do livro são as aproximações com o realismo fantástico latinoamericano. É um livro curtinho que você lê em uma sentada só. Vale muito a pena.
◗ Mazzaropi todo mundo conhece (ou deveria conhecer) mas descobri só nessa pesquisa que existe o Museu do Mazzaropi em Taubaté, SP. Você consegue ver alguns filmes completos no YT do museu.
Outras coisitas
Surgiu uma edição usada2 do “Linha do Tempo do Design Gráfico” da Cosac & Naify à venda na Livraria Eiffel…
Estou atrás desse livro à 13 anos maaaas… novamente não será dessa vez que poderei comprar 😮💨
Se você não conhece esse livro, bom, saiba que ele foi escrito pelo designer e pesquisador Chico Homem de Melo em 2012. Abrange a produção gráfica brasileira de 1808 a 2000. O projeto gráfico é da Elaine Ramos que você pode dar uma espiada aqui.
Um grande abraço para vocês e aceito sugestões de pautas para as próximas edições!
Eu sei que tudo se vende mais barato na Amazon, mas eu prefiro sempre indicar o site da editora/empresa criadora. Afinal, como vamos dar uma força para o nosso mercado se pulamos sempre nos braços das empresas de fora?
Sim, eu não coloquei o preço no texto de propósito









Obrigado pela menção, Ana! E excelente curadoria. Também estou na expectativa de uma nova edição da Linha do Tempo do Design Gráfico (porque senão, vou precisar de indicação de um agiota carinhoso para comprar o próximo usado que surgir).
Que curioso. Nasci em uma cidade relativamente próxima de Taubaté e nunca tinha ouvido falar do museu do Mazzaropi. Com certeza vou dar uma passadinha por lá quando visitar a região!