Expressa #05
Uma edição do comer
Olá pessoal! Essa é a quinta edição da Expressa, uma edição do comer. Quando criança eu AMAVA assistir repetidamente um VHS de receitas da Nestlé que minha mãe tinha. Tudo me impactava nele: a caixinha, a fita na cor azul (achava chique demais), as personagens nas transições que brincavam pela tela e interagiam com os pratos deliciosos do catálogo (não comia nenhuma), a música divertida e a voz doce dos locutores, além é claro do livro lindo com as receitas impressas.
Assisti tantas e tantas vezes até que a fita parou de funcionar. Chorei copiosamente naquele dia. A fita se foi, as boas lembranças e referências ficaram.
Boa leitura 🍝
Essa newsletter foi escrita ouvindo Casiopea - Asayake.
Não perca!
◗ Bolsas, editais e premiações para artistas
A maravilhosa Women on Walls publicou na nova leva de editais para artistas, dessa vez oportunidades internacionais. Se for da área, recomendo demais seguir a página e/ou se inscrever na plataforma delas.
Ah, é melhor olhar esse post pelo computador porque elas colocaram os links de cada edital na legenda (melhor para copiar e acessar).
◗ Especialização em Design
A UFMG está oferecendo 15 vagas para mestrado e 12 vagas doutorado em Design, com edital aberto até dia 02 de Maio. As linhas de pesquisa são:
Tecnologias, materiais e ergonomia
Cultura, gestão e processos em design
Algumas mídias
◗ Você já deve ter visto algum vídeo de americanos preparando uma deliciosa ceia de Ação de Graças com enlatados, ultraprocessados e objetos não naturais por aí certo? Mas você sabia que essa cultura de “cozinhar” com alimentos semi prontos começou com uma ação publicitária da Campbell's Soup Co. nos anos 50?
A pesquisadora de alimentos Christina Ward conta como diversos livretos de receitas foram distribuidos massivamente para mulheres como estratégia de vendas que mudou para sempre a cultura alimentar nos EUA.
Aqui no Brasil também temos um caso semelhante e que mudou nossa rica culinária: Nestlé, o Leite Moça e seus livros de receitas que reformularam nossos doces tradicionais para que incluissem leite condensado na lista de ingredientes. Perdemos receitas e afetos com doces tradicionais (quem já comeu marmelada?) e ganhamos homogeneização em nossas casas e festas (nutella, leite ninho, brigadeiro belga, pistache, nutella, leite ninho…).
◗ Fonte Merriweather, de Eben Sorkin (🇺🇸).
◗ Tifólio com briefings fictícios para você treinar.
◗ Adesivos para frutas por hele carmona .
◗ Receita ilustrada de pão de queijo do artista Guilherme Aires.
◗ Não sabe o que jantar? Use o Super Cook. Adicione os ingredientes que você tem em casa e ele te dá diversas receitas com esses alimentos.
Outras coisitas
◗ Essa semana estava meio triste então resolvi fazer o que eu mais gosto de fazer: catalogar coisas. Dei uma arrumada em uma lista de livros de design que eu tinha feito anos atrás mas estava muito desatualizada.
Você pode acessar e compartilhar com quem quiser por aqui. Criei três modos de visualização e alguns filtros para você se localizar melhor. Se você tiver alguma sugestão de um livro que mereça estar ali, por favor não deixe de comentar aqui ou lá no Notion.









